Empoderamento,  Mulheres Inspiradoras

Greta Thunberg | Mulheres Inspiradoras | EMPODERAMENTO

Olá! O post de hoje é sobre essa adolescente maravilhosa sobre a qual PRECISAMOS falar. Greta Thenberg é suéca, tem 16 anos e é ativista do clima e meio ambiente. E hoje nós vamos conhecer mais sobre ela e de onde veio isso.

Greta nasceu em 3 de janeiro de 2003.  Sua mãe é cantora de ópera e seu pai é ator. A adolescente foi diagnosticada com Asperger, TDAH, TOC e multismo seletivo. Isso, claro, nunca a impediu de nada. Como ela mesma diz, “dependendo das cicunstâncias, ser diferente é um superporder.” Ela também e vegetariana e ativista pelo direito dos animais.

Greta Thunberg

O Ativismo de Greta Thunberg

Tudo comeou no dia 20 de Agosto de 2018. Greta foi sozinha para a porta do parlamento sueco carregado um cartaz que dizia “Greve Escolar pelo Clima”. Ela também distribuiu nesse dia planetas com dados científicos sobre o aquecimento global.

Protestando quase diariamente e movimentando hashtags no twiter como a #schoolstrike4climate (algo como escolas a favor do clima) ela fez uma movimentação gigante. 8 meses depois isso daria lugar a uma marcha hisórica pelo clima. Levou às ruas mais de 1,5 milhão de pessoas de mais de 100 países às ruas no dia 15 de Fevereiro.

Greta Thunberg | Mulheres Inspiradoras | EMPODERAMENTO

Friday’s For Future

“Sextas Pelo Futuro” – em tradução livre – foi o fruto da primeira leva de protestos feita por Greta. Entre os dias 20 de Agosto e 9 de Setembro de 2018 ela se sentou em frente à sede do governo, em horário escolar, com cartazes a favor do clima mundial. Depois continuou a greve todas as sextas feiras, dando origem ao nome.

Ainda em 2018, estdantes australiano decidiram se juntar à greve das sextas feiras. Até dezembro mais 270 cidades por todo o mundo se juntaram às greves, incluindo países como Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Holanda, Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Japão, Suíça, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Em 2019, Colômbia, Nova Zelândia e Uganda também se juntaram aos protestos. Os maiores registros foram nos dias 17 e 18 de Janeiro, quando 45.000 estudantes protestaram na Alemanha e Suíça.

Greta Thunberg e mais 150 estudantes assinaram uma carta publicada no The Guardian no dia primeiro de Março.

Greta Tunberg

Discurso

Por fim, Greta Thunberg ficou conhecida pelo público leigo e movimentou a internet essa semana após seu discurso na semana dedicada à discussão climática organizada pela ONU em Nova York. Esse foi o discurso:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/o2SxZaYBrMQ” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Muito importante, tocante e vai direto ao ponto. Encontrem Greta no Twitter, Facebook e Instagram. Entrem no site da Frydays for Future.

Encontrem mais mulheres inspiradoras aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *